Em sessão, vereadores recebem Assistência Social para prestação de contas

Presidida pelo vereador Jonas Barreira, a sessão ordinária desta semana da Câmara de Santa Tereza do Tocantins contou com a presença de todos os parlamentares, e com a prestação de contas da Secretaria Municipal de Assistência Social

Além de apresentação de projetos de lei do Poder Executivo Municipal e requerimentos dos vereadores, a sessão ordinária da Câmara de Santa Tereza do Tocantins desta segunda-feira, 3, teve a presença da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realizou a prestação de contas da pasta, referente ao ano de 2022.

Ao dar as boas-vindas aos demais colegas e ao público, o presidente Jonas Barreira desejou uma sessão produtiva a todos. “Quero agradecer cada um que veio prestigiar a sessão, que tem compromisso com o nosso município. Hoje temos a presença da secretária de Assistência, que veio em atendimento à nossa solicitação. Portanto, que sejam todos muito bem-vindos”, disse.

Prestação de Contas

Ao utilizar a tribuna, a secretária de Assistência Social do município, Alice Lourenço, se colocou à disposição dos parlamentares e da comunidade para qualquer esclarecimento relativo à Pasta. “Estamos com esta responsabilidade em estar diante de uma população que acreditou em nós e por isso estamos aqui para dar o nosso máximo. Queremos o melhor para nossa cidade, estamos buscando ajudar principalmente aqueles que mais precisam”, destacou.

Alice apresentou as ações e projetos que foram executados pela Assistência em 2022, como investimentos em aquisições de mobiliário e equipamentos, ações, eventos, oficinas e capacitações. A prestação de contas dos gastos e receitas foram apresentados pelo contador Jailson Carvalho.

Requerimentos

O vereador Carlos de Camilo apresentou os requerimentos nº 023/2023 e nº 24/2023. O primeiro se refere à construção de dois banheiros na Praia do Aconchego, com a justificativa de oferecer estrutura adequada aos moradores durante a temporada de praia, como também aos milhares de turistas que visitam o balneário. Já o segundo requerimento solicita que o Centro de Convenções do município seja utilizado para eventos, palestras, feiras, shows ou congressos, pois atualmente funciona como prédio para algumas secretarias.

“Vejo a necessidade de o Centro de Convenções ser usado para eventos, e não para secretaria. A Câmara está aberta sempre para as reuniões, mas nosso espaço é muito pequeno. Também na praia, os banheiros não atendem as necessidades de todos. Temos que investir no turismo e acredito que com a praia o município tem uma renda muito maior”, disse Carlos, que também agradeceu a Gestão Municipal pelo esclarecimento quanto ao leilão de veículos, que foram prestados após solicitação.

O vereador Waltherluso de Paula requereu à Secretaria Municipal de Administração informações sobre o contrato nº 038 de 2023, tendo em vista a necessidade de transparência nos atos do Poder Executivo Municipal. O vereador também agradeceu à solicitação da Assistência Social em prestar esclarecimentos, após sanar dúvidas.

“Quero agradecer a Secretaria pela visita e que todos os secretários que possuem fundo não precisem ser convocados, mas que venham a cada quatro meses”, disse.

Jurimar Rodrigues destacou demandas da Comunidade Barra do Aroeira. “Agradeço o prefeito por ter atendido o requerimento da limpeza da Barra do Aroeira, pois neste período da Semana Santa é uma tradição para nós ir todos os dias pra igreja. E já quero pedir também uma atenção para a iluminação da comunidade, que está deixando a desejar”, comentou.

O parlamentar Domingos Andrade falou da importância da atuação da Assistência Social e esclareceu dúvidas com a equipe.   “Quero parabenizar a equipe do Cras, a gente viu que foram desenvolvidas várias ações ao longo do ano e isso é bom para que a comunidade tenha acesso”, declarou.

Severino Cirqueira também agradeceu a equipe da Assistência. “Agradeço a secretária Alice que nos atendeu e se colocou aqui à disposição da Câmara para os esclarecimentos”, reforçou.

O vereador João Leite comentou sobre a atuação a equipe da Assistência e do Cras. “A gente sabe da competência dessa equipe e como vem atuando em nossa cidade, assim como as dificuldades enfrentadas para atender a toda a comunidade, é uma equipe muito responsável”.

Os vereadores João Lourenço e Adelcirene Pereira também participaram da sessão e agradeceram a presença da equipe.

Projetos de Lei

Ao final da sessão foram apresentados Projetos de Lei enviados pela Prefeitura colocados em apreciação e que devem ser votados na próxima sessão. Um deles institui o Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Santa Tereza do Tocantins. Já o segundo institui o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.