Em sessão, vereadores aprovam requerimentos e abordam solicitações ao Executivo Municipal

A sessão presidida pelo vereador Jonas Barreira contou com aprovação de requerimentos e pedido de providência, além de questionamentos e respostas do Executivo Municipal

A Câmara Municipal de Santa Tereza do Tocantins teve mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira, 27. Em pauta estiveram vários requerimentos de interesse da comunidade, além de debates acerca de assuntos inerentes à Gestão Municipal. O presidente da Casa de Leis, Jonas Barreira, abriu os trabalhos agradecendo a presença dos visitantes e ressaltando a visita da equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), na semana passada.

“Quero dar as boas-vindas e agradecer a todos presentes na sessão, que vieram nos prestigiar. Também quero falar sobre a reunião que tivemos aqui com a equipe do Tribunal de Contas e o conselheiro Severiano Costandrade na sexta-feira passada, foi de bastante proveito para nós vereadores que estivemos presentes, assim como para os secretários e gestão pública em geral”, destacou.

Entre os requerimentos apresentados estiveram o de número 19/2023, de autoria do vereador Domingos Andrade, que solicitou a realização de ultrassonografias no município, pela Saúde Municipal, considerando a importância da implantação do serviço para as gestantes. “Esse requerimento, a gente fez observando as demandas do município, é importante essa implantação porque a gente vê as dificuldades das gestantes, muitas pessoas não conseguem se deslocar a Palmas e fazer o pagamento particular”, disse o vereador.

Outros dois requerimentos foram apresentados pelo vereador Jurimar Rodrigues, sendo um deles solicitando a instalação de grades de segurança nas janelas do Centro Cultural de Barra do Aroeira, visando a segurança do local, e outro requerendo a execução de operação tapa-buracos também no Povoado, próximo ao anexo de Saúde.

“As janelas do Centro Cultural são em frente ao campo de futebol e podem quebrar, pois o campo está sendo reativado, então é preciso ter uma grade de proteção, a comunidade fica grata em ser atendida”, comentou Jurimar, que também pediu uma limpeza nas proximidades da Igreja, tendo em vista as proximidades do feriado da Semana Santa.

O vereador João Lourenço apresentou um pedido de providência ao Poder Executivo Municipal quanto à construção de um Campo Society no município, tendo em vista a  necessidade de promover práticas esportivas.  “A gente tem observado um grande número de jogos que tem no estádio, usando muito só um local, então essa é a minha reivindicação, fazer um campo Society para ampliar essa prática esportiva”, disse o parlamentar.

O vereador Severino Cirqueira solicitou a presença das secretárias municipais de Saúde e de Assistência Social durante a sessão. “A gente sabe que é necessária a presença das secretarias ao menos três vezes ao ano, já solicitamos anteriormente e gostaria de pedir novamente para virem fazer os esclarecimentos, que é bom para a comunidade e também para os gestores”, disse.

Wallterluso de Paula, questionou sobre a quantidade de merenda servida por aluno na Rede Municipal de Ensino. “Nesta semana três mães de alunos da rede municipal me procuraram relatando sobre merenda, que está muito regrada. Os alunos da zona rural saem de casa muito cedo, chegam tarde, então é necessário que isso seja revisto. Quem mora na zona urbana nem tanto, mas na zona rural tem gente que chega antes das 6h e chega quase 13h em casa”, comentou.

Adelcirene Pereira também fez questionamentos sobre a saúde. “Gostaria de saber se há alguma informação sobre a nova psicóloga, pois a demanda está grande e a profissional anterior foi embora, então queria saber se já há uma contratação”.

Os vereadores Carlos de Camilo e João Leite também participaram da sessão e aprovaram os requerimentos apresentados. Todos se colocaram à disposição da sociedade para buscar sanar eventuais problemas do município e melhorias para os moradores.

O presidente Jonas Barreira finalizou a sessão apresentando respostas do Executivo Municipal referentes a requerimentos já apresentados, a exemplo da contratação do fisioterapeuta para os atendimentos em saúde. A Câmara foi informada de que o profissional habilitado ainda está sendo buscado pela Administração. Outros questionamentos também foram respondidos pela Gestão ao Legislativo Municipal.