Presidente Jonas Barreira recepciona equipe do Tribunal de Contas em visita técnica na Câmara Municipal

Nesta sexta-feira, 24, o município de Santa Tereza do Tocantins recebeu uma visita técnica da equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO). Os integrantes da equipe realizaram uma capacitação e orientação aos secretários municipais, vereadores, equipe gestora e servidores, na Câmara Municipal. O encontro ocorreu pela manhã e foi encerrado a tarde.

O intuito da visita foi capacitar os entes da gestão sobre compras, licitações, contratos e outros procedimentos técnicos que são de fiscalização do Tribunal. O prefeito Antônio Campos participou do encontro acompanhado da primeira-dama Alice Lourenço, assim como o vice-prefeito Donizete Pereira e presidente da Câmara Municipal, Jonas Barreira.

A equipe do TCE foi integrada pelo conselheiro da 4ª Relatoria, Severiano Costandrade, auditora de Controle Externo, Dagmar Gemelli e analista de Controle Externo, Nilton Borges. O conselheiro avaliou a visita de forma positiva e disse que o objetivo foi aproximar o Tribunal aos municípios.

“Estamos aqui com a nossa equipe para apresentar as inovações da nova lei de licitações, as principais irregularidades ou falhas que observamos durante esses vinte anos de experiência, nas prestações de contas, para que os técnicos da Prefeitura possam estar minimizando essas irregularidades e façam a aplicação correta”, destacou o conselheiro.

Após a capacitação na Câmara a equipe visitou ainda a Escola Municipal Francisco de Souza Barros e a Unidade Básica de Saúde José de Souza Dourado, na zona urbana, além da Escola Municipal Horácio José Rodrigues e extensão da UBS na Comunidade Quilombola Barra do Aroeira.

O prefeito Antônio Campos disse que o encontro foi muito importante para a equipe técnica da Prefeitura. “Eles estiveram aqui não só verificando a situação do município, mas orientando, e isso foi muito bom, até digo que deveria ter sido feito ainda no início da nossa gestão para que tivéssemos menos incidência de erros. O conselheiro se colocou à nossa disposição para qualquer dúvida ou insegurança em relação à orientação, e demonstraram ser parceiros da gestão, no sentido de orientar”, comentou o gestor.